sábado, 20 de novembro de 2010

VW vai investir 51,6 bi de euros até 2015

Montadora quer ser a maior do mundo em oito anos

Volkswagen AG afirmou nesta sexta-feira, 19 de novembro, que vai investir cerca de 51,6 bilhões de euros – aproximadamente 121 bilhões de reais – em sua divisão de automóveis de passeio nos próximos cinco anos. O montante faz parte do ousado plano da empresa de superar a Toyota e se tornar a maior montadora do mundo até 2018.
“Estes investimentos reiteram o objetivo da Volkswagen de se tornar a maior montadora de carros do mundo aos nossos clientes, empregados e acionistas”, declarou o CEO da empresa, Martin Winterkorn.
Os investimentos serão aplicados na VW entre os anos de 2011 e 2015. Da quantia total, cerca de 27,7 bilhões de euros serão aplicados na modernização e na extensão da linha de produtos de todas as marcas do Grupo Volkswagen. Atualmente, o grupo é composto por Audi, Bentley, Bugatti,LamborghiniPorscheSeat, Skoda e Volkswagen.
A empresa afirmou que pretende concentrar seus esforços no desenvolvimento de novos veículos, na substituição de modelos existentes e na criação de novas versões em praticamente todas as categorias de automóveis. O desenvolvimento de motores híbridos e elétricos e o investimento em novas gerações de motores com alto desempenho e baixa emissão de poluentes também estão entre as prioridades.
Os alemães também almejam investir 13,6 bilhões de euros em produtos que poderão ser compartilhados entre as marcas do grupo Volkswagen, como ocorre atualmente com Audi Q7, Porsche Cayenne e VW Touareg, que compartilham a mesma plataforma. Outros 10,3 bilhões de euros serão gastos na capitalização dos custos dos investimentos.
Em 2010, a VW já anunciou a construção de duas novas fábricas na China, fazendo com que a montadora conte com 11 plantas no país mais populoso do mundo. A intenção da empresa é dobrar o volume de produção de veículos no mercado chinês, atingindo 3 milhões de unidades fabricadas em quatro anos.
Nos Estados Unidos, a marca de Wolfsburg vai inaugurar uma nova fábrica em Chattanooga, no estado do Tennessee, que vai atender à demanda do mercado norte-americano. Lá, serão produzidos o Jetta e um novo sedã grande, que substituirá o Passat apenas naquele país.
Com tantos investimentos, a intenção da Volkswagen é vender mais de 8 milhões de veículos até 2012 e atingir a marca dos 10 milhões de unidades comercializadas até 2015, três anos antes do objetivo inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário